2009-08-31

Usando todo o poder do GPS do seu N810!


Todos que possuem um N810, já devem ter tentado usar o GPS, e creio que a maioria até mesmo desistiu, pois aqui vai um mini tutorial de como usar corretamente o GPS e ter a localização ativa em menos de 5 segundos.

1- Lendo o manual, temos as seguintes dicas:
- Use em um lugar aberto, com vista para o céu, uma janela serve.
- Não cubra com a mão a área aonde fica a webcam, pois a antena do GPS é logo ali, e o sinal some.

2- Instale o aplicativo maemo-mapper
"maemo-mapper - Geographical mapping and driving directions."

3- Configure o maemo-mapper
- Abra o software (em Extras)
- Vá ao menu Maps>Download Sample Repositories... , uma lista de serviços de mapas será baixada.
- Vá ao menu Maps>Manage Repositories... e selecio Google Street

- A google andou mudando as URLs de ser serviços de mapas, sem contar que se tentares acessar pelo browser, terás o IP bloqueado por um período, no campo "URL Format", troque o link por:
http://mt0.google.com/mt/v=w2.95&hl=en&x%d&y=%d&zoom=%d

4- Instale o software aGPS-ui
"agps-ui - A-GPS beta for N810"
Este software irá inicializar o GPS do N810 com uma lista de satelites proximos ao ponto o qual você selecionou no mapinha, para usar é simple.

- Feche o maemo-mapper
- Abra o aGPS-ui, no mapa que aparece clique na posição mais próxima de onde você acha que está, não precisa ser muito preciso, mas ajuda.
- Neste ponto haverá necessidade de uma conexão com a internet, após isso irá ser criado um cache que é válido com 400Km, em todo do ponto que você clicou no mapa, bom isso é só para acelarar o link GPS
- Abra o maemo-mapper deverá aparecer entre 5 e 12 satelites logo de cara e em 5 a 10 segundo o link estará OK!

É isso! Felicidade e bom uso do GPS!!!

Um comentário:

André Rodrigues disse...

Mestre Anunakin, oh genio do n810 :D

Seu blog é excelente cara! Parabéns.

To a meses tentando alguma solução pra esse gps...

Agora to no wayfinder utilizando os 7 dias gratis, mas to com medo de fazer o macete de mudar o mac adress pra resetar os 7 dias gratis, pode dar alguma M?????

Tentei o Navit, mas ele soh tem graça se for com os mapas da garmin, pq openstreet ninguem merece... e com os mapas da garmin naum consegui instalar, quando to instalando o libgarmin e chega na parte do ./autosh.sh ele diz q autosh not found e ai fica nisso, ja tentei como root e varias outras formas e nada... naum consegui. e assim ele naum reconhece os mapas do garmin e ai naum tem como... Vc poderia derepente fazer um tutorial em portugues de como fazer o navit funcionar com o garmin no n810, pelo q vi dizem ser BEM melhor q o maemo mapper...

E o maemo mapper pra mim naum adianta, naum tem quase nenhuma das funcoes desses programas antes citados, e ainda tem q ficar fazendo o download dos mapas, sendo q eh MUITA coisa de mapas...

Naum sei o q fazer :/

Vc ja usou o navit???