2009-08-05

Novamente o 3G com problemas

Estes dias após muita dor de cabeça com o modem E226 3G da Claro que por algum motivo parou de conectar com o 3G, e ficou operando normamente em modo 2G, sei que o problema não é na claro, pois usei o SIM em outro modem e funcionou, e usei outro SIM da Oi no meu modem e este também só conectou em 2G.

Parte 1 - O Atendimento da Claro me pediu para fazer varias coisas no software (windows) e nada, troca de APN, seleção de bandas diferentes e nada;

Parte 2 - No site da Huawei, vi que há outros donos do modem E226 com o mesmo problema por ai.

Bom descobri aqui algo que resolve parcialmente a coisa, mas ao menos consigo conectar-me em 3G

AT^SYSCFG:14,2,3FFFFFF,1,2
para UMTS/3G, modo Somente 3G e todas as bandas ou

AT^SYSCFG:13,2,3FFFFFF,1,2
para UMTS/3G, modo Somente 2G e todas as bandas

Também tive de voltar para a APN: claro.com.br, meu wvdial.conf
[Dialer Defaults]
Carrier Check = off
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init3 = AT+CGDCONT=1,"IP","claro.com.br"
Password = claro
Ask Password = 0
Check Def Route = 1
Phone = *99***1#
Idle Seconds = 0
Modem Type = Analog Modem
Stupid Mode = 1
Compuserve = 0
Baud = 460800
Auto DNS = off
Dial Command = ATDT
Modem = /dev/ttyUSB0
ISDN = 0
Username = claro

[Dialer claro3g]
Stupid Mode = on
Password = claro
Auto Reconnect = on
Username = claro
Phone = *99***1#

4 comentários:

uziel7 disse...

Pode ser que eu seja meio lento rsrs. Mas onde eu ponho o AT^SYSCFG:14,2,3FFFFFF,1,2 ou o AT^SYSCFG:13,2,3FFFFFF,1,2

pois tenho toda vez que preciso trocar reiniciar como windows para conseguir usar o modem

desde ja agradeçp

Marcus Fazzi disse...

Abra o cutecom ou minicom pelo Linux e conecte na porta /dev/ttyUSB0 ou /dev/ttyUSB1, após conectado, execute o comando...

uziel7 disse...

Anunakin obrigado pelo post pois realmente me ajudou a alterar a config do modem porém o meu 3G não está funcionando de jeito nenhum so pra vc ter uma ideia quando depois de muito tempo eu consigo conectar no 3G ele fica com a luz em azul clarinho o indica que eu estou em UMTS ai depois de uns 5 minutos fica naquele azul mais fraco mais escuro e eu não consigo usar mais a menos q eu desconecte e conecte em 2G...

e cara so mais uma duvida vc sabe me dizer qual o comando que eu uso para sair do minicom sem ter que fechar o terminal pois até o poderoso Ctrl+C não funciona com ele

no mais cara vlw pelo post.

Marcus Fazzi disse...

Rapaz, meu problema aqui só resolveu de vez quando comecei a empetelhar a operadora. Provavelmente minha conta estava como 2G lá nos servers deles.