2011-05-24

Cabo USB OTG (host mode) para Xoom, Fácil! - DIY!

Eis um passo a passo de como construir um cabos USB OTG (host mode).
OBS: Requer Android 3.1 HoneyComb!
1- Desmonte um cabo micro USB, usei um da Nokia que tinha aqui... usei um estilete para remover a borracha do cabo e abrir a proteção metálica.


 2- Solde os pinos 4 e 5, conforme pinagem na figura 3, mais a frente... pouco espaço? é difícil mesmo... tem de ser só um pingo de solda, clique na foto para um visão melhorada.

 3- Pinos USB os cabo micro USB que têm por ai e vêm com os celulares (by wikipedia)
 4- Depois use um adaptador USB fêmea/fêmea, com ele você conecta um HUB USB e pluga um monte de trecos...


 5- Só plugar no Motorola Xoom....


6- Detecta na hora, como um USB hub! (é isso mesmo instalei o bash no xoom e com os recursos do Gentoo/Linux!)
O cabo sem mais nada é detectado como um USB hub!

7- Só plugar um pendriver e pronto...

8- Como meu pen, é formatado em ext3, montei na unha:
mount -t ext3 -o rw /dev/block/sda1 /mnt/usbOTG

9- HUB USB com fonte externa, Teclado USB e Mouse wireless

10- Temos até um cursor do mouse, e o conjunto funciona em alguns jogos...

37 comentários:

Paulo Mendes disse...

Pode crer, ficou porrada! Vou te imitar Marcus..

Pusuca disse...

ola achei interressante esse mod para cabo usb, so gostaria de algumas informações,

eu tenho um problema com um tablet generico zt-180 e preciso reseta-lo via usb e preciso desse cabo para ligar no pc, gostaria de saber se faz diferença qual das pontas usb eu terei que soldar a mini usb que vai ligada no tablet ou a usb que fica no pc, sabendo que as informações vão do pc para o tablet.


se puder me responder por email
me ajudaria bastante mbatani@hotmail.com
obrigado pela atenção.

julicravo disse...

Tem que utilizar um hub com alimentacaoexterna ? Euutilizei o cabo de dados do xoom com esseadaptador usb femea so que liguei num pen driver direto e nao funcionou! Obrigado pela ajuda.

julicravo disse...

Ola,eu tenho um xoom wifi, comprei fora...
Ele vem com o cabo usb para ligar no micro, entao comprei um adaptador usb femea femea para encaixar e liberar uma porta usb. Depois ligue um pen driver direto sem hub e nao funcionou, precisa de um hub com energia ? E outra tem como ligar um modem3g nele ?

Marcus Fazzi disse...

Tem de soldar os pinos 4 e 5 do cabo USB... Vejam isso no item 2.
Não precisa do HUB, mas se quiserem ligar um HDD externo tem de ter e com alimentação própria.

sweetchuck disse...

Gostaria de saber se você faz um cabo para mim e me vende. Se tiver interessado pode passar um email para sweetchuckk@hotmail.com. Já procurei em tudo quanto é site e esse cabo só em vendido no exterior sendo que os sites da amazon e best buy não entregam no Brasil.

sweetchuck disse...

Sabem me dizer se o cabo Usb Otg Ca-157 da Nokia funciona no motorola xoom se raparmos a borda para poder encaixar no XOOM?

sweetchuck disse...

Funciona com o cabo Ca-157 da Nokia, só que a entrada desse cabo é micro-A, e no motorola xoom é micro-B, eu utilizei uma lixa de unha para converte de micro-A para micro-B e funcionou.

sweetchuck disse...

Eu gostaria de saber se é possível utilizando um cabo USB OTG e a kernel do Tiamat Version 1.4.4 é possível conectar um modem da claro no motorola xoom wifi para funcionar a internet 3G, pois no site "xoomforums" me parece que é possível:

USB Tether: Plug OTG cable into Xoom. Plug phone with microUSB cable into OTG cable. On phone, enable USB Tether. On Xoom, run the following in terminal or script manager (Scripter, GScript, Tasker) of your choice.

Code:

dhcpcd usb1
setprop net.dns1 8.8.8.8

The Xoom will not show any indication that there is a network connection. But pull up your browser and surf away. Like I said earlier, I tested this personally on the Evo with a Sense rom. It works perfect. However, there are countless devices out there. Your experience may vary.

site: http://www.xoomforums.com/forum/motorola-xoom-kernels/5564-kernel-tiamat-1-4-4-new-6-2-11-3-1-only.html

Desde já agradecido.
André Rodrigues.

Charles Cardoso disse...

Fiz conforme o tutorial, quando conecto o pen drive o led acende, mas não aparecem os dados do pen drive.O Xoom já está com a tualizaçõa 3.1, o que devo fazer? Tem que conctar outro programa para detectar?

Charles Cardoso disse...

Fiz conforme o tutorial, quando conecto o pendrive o led ascende , mas o Xoom não detecta o o pendrive nem os dados.O Xoom já está atualido com 3.1, o que está errado, devo instalar algum program?

Marcus Fazzi disse...

Charles,

Esse seu Pen pode estar requerendo mais energia do que o Xoom pode suprir...

Pode ser a formatação? é FAT32? tem partição? ou é direto?

Charles Cardoso disse...

Bom dia , tenho um pendrive kingston de 8gb e cartão micro usb de 16gb que usco com um adaptador , os 2 estão na extensão FAT 32. O que deve ser feito? Outra coisa que gostaria se saber é em que local encontro o pen drive quando conectado no Xoom. me desculpe as perguntas se são absurdas é que não entendo muito.Valeu a tenção!!!

Marcus Fazzi disse...

O local onde é montado o pen, depende de qual Android você está usando, instalou o Android 3.2?

O Android 3.1 não monta pen, tem de ser custom firmware (CFW) a Tiamat foi a que Eu usei.

Recomento a Tiamat 2.01 ela monta beleza os pens e é Android 3.2... só não tem português ...

Marcus Fazzi disse...

O local aonde monta na Tiamat/ Android 3.2 é /mnt/external1

Mais informações aqui: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1146153

Charles Cardoso disse...

Bem eu não manjo muito, pelo que entendi tem que instalar outro program no xoom ou instalar o android 3.2. Explica melhor se dê tem com fazer um tutorial

Charles Cardoso disse...

Eu vi que no item 8, vc escreveu uns comandos para pendrive, é isso que deve ser feito? Como eu faço?

Charles Cardoso disse...

Pra descomplicar, vou explicar melhor minha situação. Comprei o Xoom de um amigo(segunda mão) ela já tinha atualizado com a versão 3.1. Então eu preciso saber quais comandos dar para poder usar o pendrive se é isso que pode ser feito .

Marcus Fazzi disse...

O comando do item 8, é para montar um pen com sistema EXT3, se for FAT não precisa...

O 3.1 não monta o pen ... só o 3.2 ...

Charles Cardoso disse...

Então o Xoom das fotos que vc mostrou já está com android 3.2? No caso se eu atualizar para o 3.2, ele irá reconhecer o Xoom automaticamente?

Marcus Fazzi disse...

Eu estava usando a Tiamat ROM 1.1... que vinha com Android 3.1 modificado...

Já tem a Tiamat 2.0.1 que é Android 3.2

Charles Cardoso disse...

Então o que eu devo fazer é instalar o android 3.2. No caso ele reconhece automaticamente?

Benone Lopes disse...

Ótimo post, fiz e está funcionando muito bem!

Pergunto se existe alguma maneira de mudar o layout do teclado e também usar os acentos?

Abraço

Jardileno Souza da Conceição disse...

Olá, boa tarde, instale o teclado swype, muito bom, você só precisa se cadastrar no site

Anônimo disse...

Olá, possuo um Nokia c7-00 e fiz esse cabo, porém está saindo apenas 3,5V e os dispositivos usb que estou colocando no cabo não estão ligando. O que pode ser?

Marcus Fazzi disse...

@Bernardo, pelo o que pesquisei rapidamente no google, este cabo deveria funcionar no Nokia C7-00...

Tenta usando um HUB USB com fonte de energia como sugerido aqui no blog.

Carlos Roberto disse...

Não seria bem mais simples cortar o cabo e curto-circuitar os fios relativos a estes contatos (4 e 5). Depois isolar com uma fita isolante autofusão?

Marcus Fazzi disse...

Pode ser feito desta forma também, contudo tem de saber quais fios são o 4 e 5...

Carlos Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Roberto disse...

Com um ohmímetro SERIA fácil descobrir quais são os fios 4 e 5...
Parece que o cabo só tem 04 (quatro)fios... Concluí isto olhando para a outra ponta, onde o conector só tem quatro pinos...

Marcus Fazzi disse...

Este quinto pino na outra ponta é apenas para fazer um curto e o kernel linux identificar isto e mudar a porta ao modo Host. A maioria dos cabos não vão ter todos os fios dentro...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom dia, qual o processo para que o aparelho reconheça o pen drive conectado ao cabo? Eu fiz o cabo so que quando coloco o pen drive o tablet no caso motorola xoom, ele reinicia, o pen drive tem esta no formato ext3, ou qualquer um outro? Preciso instalar algum programa ou configurar o aparelho, por favor me ajude. Desde ja agradeço.

Marcus Fazzi disse...

Tente outro pendrive, ou use-o com um HUB USB que tenha alimentação, seu Xoom pode estar reiniciando por está tentando suprir mais energia do que pode para seu pendrive.

Vinicius Santana disse...

Anunakin, meu Xoom 2 está com o Android 3.2, plugo o pen drive com o adaptador, ele reconhece, mas como faço para achar esses arquivos do Pen Drive???

roni disse...

Fis no s3 duos 8262 nao deu certo mi ajuda obg.

Marcus Fazzi disse...

Soldou os pinos corretos? 4 e 5 ... e não 1 e 2... e o pendriver as vezes requer mais energia que o otg supri tenta com outros...