2010-03-18

ARM Linux Internet Platform: Release 4




A ARM, lançou estes dias a release 4 do  ARM Linux Internet Platform, compatível com SHARP Zaurus (armv5t), Nokias N8x0 (armv6), BeagleBoards (armv7), Samsung s3c64xx (armv6), Mistral OMAP35x EVM (armv7) e TI Zoom2 (armv7).

Praticamente cobrindo toda a familia ARM atual, ficando de fora do Antigos SHARP Zaurus SL-5500 e semelhantes que eram ARMv4.

http://linux.onarm.com/index.php/Main_Page
http://linux.onarm.com/index.php/Platforms

A distro da ARM, usa o Gnome Mobile, e Xorg 7.5 para gerencia de janelas, além de possuir a biblioteca  Qt 4.6.2 com suporte ao NEON (conjunto de instruções do ARMv7).

5 comentários:

Leandro disse...

Olá Marcus... Gostei muito de conhecer o seu blog e de ver esta notícia também... Eu entrei no site e instalei o ARM Linux no meu Nokia N800, usando a imagem específica para eles... Usei o método de colocar um menu de seleção de boot logo ao ligar, escolhendo o boot pelo cartão de memória interno... Consegui rodar o sistema no meu N800 mas depois que ele entra, não consigo acessar mais nada... As teclas não funcionam... O touchscreen então nem se fala...

Você chegou a testar essas imagens? Como foi a experiência?

Vlw!

Marcus Fazzi disse...

Testei apenas na BeagleBoard, mas continuo com o Ubuntu, muito mais prático.

Leandro disse...

Você está usando o Ubuntu 9.04, aquele disponibilizado no "Talk.Maemo.Org"? Eu instalei o mesmo mas no final, os repositórios do Mer não estavam mais disponíveis... E alguns arquivos essenciais vem de lá... Vc tem outro lugar pra indicar ou algum arquivo "tar.gz" já pronto?

Leandro disse...

Ah, testei a imagem do Debian com XFCE(beta3) que achei no seu site de repositórios e funcionou bem, porém bem lento. Acho que é devido as capacidades do tablet... Se vc tiver uma imagem nesse estilo pro Ubuntu 9.04, disponibiliza aí pra gente :-) Eu uso o Ubuntu em casa e tb queria usá-lo no tablet... Vlw!

Marcus Fazzi disse...

A imagem que está no rootfs? ela é do Maemo mesmo! para roda no SD Card,

O mer deve ter mudado os repositórios...